Aleatoriedades

Crítica do livro Como eu era antes de você

me

Dizer que a história de Will e Lou é tocante seria dizer que o céu é azul, puramente desnecessário porque apenas de ler a sinopse do livro podemos sentir a profundidade da escrita de Jojo Moyes.

O livro conta a trajetória de Will Traynor que do dia pra noite passa de rico empresário a deficiente físico, após ser atropelado por uma moto ele fica tetraplégico e precisa dos cuidados de alguém 24 horas por dia e é aí que entra a extrovertida e simpática Louisa Clark que depois de perder seu emprego como garçonete passa a ser cuidadora de Will.

A princípio Will não é bem receptivo, então ele não é um personagem que nos conquista logo de cara somos conquistados por ele a medida que a própria Lou vai conhecendo-o melhor. A trama vai criando uma densidade dentro de si muito forte, onde somos levados a refletir sobre os dilemas e pontos de vistas dos dois personagens principais.

Apesar de se tratar de um livro dramático ele não peca exageradamente nisso há pinceladas de humor e claro romance tudo gira em torno do dia a dia dos personagens,não é uma história cheia de altos e baixos com reviravoltas surpreendentes mas o livro é inesperadamente leve com uma leitura envolvente com diálogos fortes e bem colocados.

Em uma breve comparação com o filme, o livro é muito melhor porque retrata os pequenos detalhes e como diria Sherlock Holmes: “Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes” eles são responsáveis pela conquista de afeto que sentimos pelos personagens.

Como eu era antes de você é uma ótima leitura para leitores apaixonados por histórias não tão fictícias que retratam a vida de pessoas normais que mesmo assim estarão para sempre em nossos corações.

  • Título original: Me before you
  • Autora: Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 320

Deixe um comentário